MOTIVOS PARA LER JOGOS VORAZES

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 


Jogos Vorazes tem um espaço muito grande no meu coraçãozinho, li essa trilogia em 2012 (acho), e ela foi de extrema importância para que eu começasse a entender melhor meu posicionamento político e também a não ter medo de expressar minhas verdadeiras opiniões sobre governos/poderes totalitários!

Em Jogos Vorazes, Katniss Everdeen se vê sem opções, vivendo em um dos distritos mais pobres do país, enquanto os considerados mais “nobres” desfrutam de uma vida de luxo nos distritos mais próximos da capital de Panem. Quando sua irmã mais nova é selecionada para o famoso e cruel reality show desenvolvido pelo asqueroso presidente Snow: Jogos Vorazes, ela se vê sem escolha e embarca nesse jogo sem saber o que está por vir.

Porém, mesmo sem esse propósito, Katniss se torna um símbolo para a resistência, e é ai que tudo começa, quando se dá conta que ela pode sim fazer algo pra mudar aquela realidade, ela abraça a causa e junto com seus amigos, e até mesmo os que pensou que fossem inimigos, começam uma nova rebelião em prol da liberdade.

Jogos Vorazes é uma trilogia incrivelmente bem construída, com personagens super desenvolvidos e fortes, e sem dúvidas nos traz uma mensagem importante sobre como não devemos nos calar diante de governos que se aproveitam da fragilidade das minorias (alô Brasil). Essa leitura é transformadora, e nos faz refletir sobre temas muito relevantes da atualidade.

E pra finalizar, vou deixar meu quote favorito dessa trilogia incrível e super necessária: "- O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? - [...] A insígnia da Capital em uma das asas brilha visivelmente em meio às chamas. - Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!"

Postar um comentário

Café com Mands